Estou usando um MPB 15 meados de 2013 (o primeiro MacBook Retina). Tem um CPU Core i7 ("Ivy Bridge") com uma temperatura máxima especificada de 105 ° C. Ao usá-lo, é executado principalmente a níveis de temperatura de 90 a 100 graus. Nunca houve qualquer problema de hardware e ainda funciona perfeitamente. Em outras palavras, isso é normal.
Um MacBook Pro do final de 2011 também tem um CPU Core i7 ("Sandy Bridge"). Sua temperatura máxima permitida é de 100 ° C, o que significa que 80 graus é mais do que aceitável. Do ponto de vista do processador, isso seria quase "legal" ...
A Apple foi para grandes comprimentos de implementação de gerenciamento adequado de energia e resfriamento. Por isso, recomendo que você tenha abstido de usar qualquer uma dessas ferramentas de terceiros que me violem com o gerenciamento de temperatura. Passei 15 anos de educar os prospectivos técnicos de serviço da Apple as técnicas adequadas de manutenção de desktops Mac e portáteis. E não consigo me lembrar de um único incidente de um Mac morrendo de sobretemperatura.
O único nível de temperatura que você deve estar ciente é o do seu disco rígido (desde que você não tenha um SSD embutido). Este é provavelmente o único componente em seu Mac que sofreria seriamente de longos períodos de alta temperatura. Mas este tópico tem potencial suficiente para uma pergunta separada de AskDifferent.