Não é possível desbloquear meu dispositivo Android, como não tem conexão com a Internet? -- lock-screens campo com locked-out camp android Relacionado O problema

Can not unlock my Android device as have no internet connection?


85
vote

problema

português

Eu tenho um dispositivo Android que está executando o Android 4.0.3 (ou algo assim).

Meu irmãozinho decidiu tentar adivinhar meu padrão de tela de bloqueio no outro dia e acabou me trancando.

Eu já não consegui fazer login no tablet usando meus detalhes da sua conta do Google. Eu forneci os detalhes corretos de login, no entanto, ele diz que eles estão incorretos. Isso poderia ser conectado ao fato de não ter conexão com a Internet?

Não tenho conexão com a Internet como o dispositivo é apenas WiFi, e o WiFi está desativado no momento. Eu não posso ligá-lo, como estou trancado.

Como posso registrar o meu tablet sem limpando os dados do usuário?

Inglês Original

I have an Android device which is running Android 4.0.3 (or something like that).

My little brother decided to try and guess my lock screen pattern the other day, and ended up locking me out.

I have since been unable to log back in to the tablet using my Google Account details. I provided the correct login details, however it says they are incorrect. Could this be connected to the fact I have no internet connection?

I have no internet connection as the device is WiFi only, and the WiFi is currently turned off. I cannot turn it on, as I am locked out.

How can I log back into my tablet without wiping the user data?

     
       
       

Lista de respostas

66
 
vote
vote
Melhor resposta
 

Existem várias maneiras, mesmo nesse estágio. Vou tentar resumir quantos deles como me lembro / encontro. Além disso, eu não mantenho restrito a um único dispositivo - mas tente cobrir o maior número possível, por isso, será útil tantos leitores quanto possível. Como você manteve a tag do dispositivo da sua pergunta, todos eles devem encontrá-lo :)

Todos os dispositivos: Se suas credenciais não forem aceitas, embora estejam corretas

Às vezes esta parte parece ser buggy, então esta página Lista alguns trabalhos. Entre outros, estes incluem:

    .
  1. Tente entrar null como senha. (juntamente com o seu nome de usuário do Google; de ​​acordo com esta página deve ser O termo literal null )
  2. tente inserir seu nome de usuário sem @ gmail.com
  3. Combine 1 e 2
  4. Experimente a rotina de senha de recuperação normal do gmail.com e comece de novo a partir de 1.

Todos os dispositivos: bypass screenclock usando um aplicativo especial

update: O aplicativo mencionado nesta solução não está mais disponível. Em vez disso, redefinir o bloqueio de tela deve fazer o mesmo. < / p >.

De acordo com theunlockr , o problema deve ser muito fácil de resolver:

    .
  1. Vá para a versão da Web do Google Play.
  2. Login com a conta do Google associada ao seu dispositivo Android.
  3. instalar Bypass de bloqueio de tela (infelizmente um aplicativo pago agora).
  4. Reinicie o seu dispositivo.

Outra fonte mencionando isso é ultratechy.com , que contém mais algumas explicações. De acordo com isso, o aplicativo irá contornar as duas tentativas de "muitas tentativas", para que você possa acessar diretamente o dispositivo novamente (para e.g. Faça um backup completo antes de redefinir-o). Assim que este aplicativo é desinstalado, as "muitas tentativas" estarão em vigor novamente imediatamente. Por isso, eles adicionam mais alguns passos:

  1. Vá para Configurações → Contas e Amp; Sincronizar
  2. Em Gerenciar Contas, remova todas as contas, exceto sua conta do Google. (Isso deve habilitar o seu nome de usuário e senha do Google)
  3. Vá para Configurações → Aplicativos → Gerenciar aplicativos . Encontre Bypass de bloqueio de tela e desinstale o aplicativo. (Isso desencadeará a tela "muitas tentativas de padrão" imediatamente)
  4. Use seu nome de usuário e senha originais do Google para finalmente desbloquear seu telefone corretamente
  5. Digite seu novo padrão de segurança duas vezes para terminar

Todos os dispositivos: desbloqueio via web

Se você ainda conhece seu padrão (e só foi seu irmão mais novo que jogou com o seu dispositivo), e ter seu login / senha do Google Conta pronto, ultratechy.com Oferece outra abordagem:

    .
  1. Usando o seu computador, faça login na sua conta do Google
  2. vá para este link diretamente - https://accounts.google.com/issuedauthsubtokens ou clique no seu E-mail no canto superior direito, selecione Configurações de conta e, em seguida, pressione "Visite a versão anterior da tela de contas do Google" para a parte inferior, clique em "Autorizando Aplicativos & Amp; sites " sob as configurações pessoais de → segurança .
  3. sob "sites conectados, aplicativos e amp; Serviços " - " Revoke Access " da sua conta do Google com o Android. Você verá a tela mostrando "você revogou com sucesso o acesso ao acesso total da conta"
    [Alternate para a etapa 3 - Se você já se inscreveu para a autorização de 2 etapas anteriormente e poderá gerar uma nova senha específica do aplicativo na parte inferior, vá em frente e gere uma nova senha e use essa senha para desbloquear seu dispositivo] < / li >.
  4. Insira o login e a senha do Gmail no seu dispositivo. Agora aceitará seus detalhes de login e mostrará uma tela padrão. Digite o padrão "correto" e você pode ver a tela inicial.

Todos os dispositivos: desativar o bloqueio de padrões via adb

De acordo com Esta fonte , há uma maneira de desativar o bloqueio de padrão via ADB. Alguns requisitos para isso, no entanto:

  • Seu dispositivo provavelmente deve estar enraizado
    (não mencionado lá, mas o banco de dados que precisamos atualizar é de propriedade do sistema / sistema, e ninguém mais leu ou até mesmo gravar acesso a ele. Também é improvável que os arquivos de abcdefghijklmn1 não sejam permitido sem)
  • Depuração USB deve estar ativada no dispositivo (usuários enraizados: Alternativamente, você pode inicializar em recuperação, em que a depuração USB não é necessária - mas você pode precisar montar manualmente o ABCDEFGHIJKLMNABCDEFGHIJKLMN2 Partição)
  • o o Android SDK deve ser instalado no seu computador
  • dispositivo deve ser conectado e conectado via USB
  • Você precisa de uma linha de comando no computador

Na linha de comando, digite o seguinte:

  > adb -d shell # sqlite3 data/data/com.android.providers.settings/databases/settings.db sqlite> update system set value=0 where name='lock_pattern_autolock'; sqlite> .exit # exit    

(de acordo com um comentário de Kay , no Android 2.3.7 O SQL -Statement deve ler update secure set value=0 where name='lock_pattern_autolock'; - pelo menos com cm7 em um desejo HTC)

Agora desconecte e desligue seu telefone e ligue-o de volta e o bloqueio de padrão deve ser embora.

De acordo com geeknizer , há alguns adicionais Etapas úteis para seguir: após a reinicialização, use seu shell adb novamente e ...

  adb shell rm /data/system/gesture.key    

Então reinicie novamente. Quando o dispositivo reinicializa, você ainda verá uma tela de bloqueio de padrão. Mas aqui está o problema: basta tentar qualquer padrão aleatório e pode desbloquear e remover o padrão de configurações.

dica: se as configurações app falha quando você tentar definir um novo padrão, remova todos abcdefghijklmn4 e locksettings.db* arquivos de /data/system (veja "mais" abaixo).


Algumas notas adicionais de Este comentário por krlmlr :

    .
  1. Montagem ABCDEFGHIJKLMNABCDEFGHIJKLMN9 será necessário. Isso pode ser feito usando /data/system0 via /data/system1
  2. se o abcdefghijklmn/data/system2 não está disponível no dispositivo, você poderá usar /data/system3 para copiar o arquivo de banco de dados para o seu computador, editá-lo (por exemplo, usando sqliteman e, finalmente, use /data/system4 para substituí-lo no dispositivo
  3. em seu dispositivo android 2.x, o comando sql tinha que ser /data/system5

Todos os dispositivos: coisa semelhante sem adb

Para aqueles que não têm depuração USB ativado em seu dispositivo, lá pode ser um trabalho usando um zip flashable, conforme descrito Aqui . Este procedimento requer o arquivo zip (a ser encontrado na página vinculada), um editor, busybox e raiz no dispositivo, além do dispositivo precisa estar enraizado. Procedimento extenso - muito tempo para ser incluído aqui. E como não é ajuda sem o zip, você tem que seguir o link para este.

telefones: use um buraco para desativar o seu bloqueio

Se for um telefone - ou seja, se você puder dar uma chamada de voz - você pode usar um "buraco de segurança", conforme descrito Aqui :

.

Ligue-se de outro telefone, responda, desligue, diretamente depois de desligar, comece a pressionar seus botões como um louco para & lt; 30-60 segundos terminando com o botão home (pode demorar um pouco para obter o timing certo). Entre em configurações e desative o bloqueio de padrões.

No entanto, acho que isso pode deixá-lo sem proteção depois, como você precisa verificar com o método antigo antes de ser capaz de redefini-lo para um novo. Mas ainda assim, eu não tentei: também pode ser ignora as "tentativas fracassadas" neste lugar.

telefones: use um buraco para criar uma nova conta

Para telefones há um trabalho ruim em torno de este post :

    .
  1. Chame o dispositivo de outro telefone (ou tenha um amigo chamando-o)
  2. Atenda a chamada, não desligue
  3. Use a tecla back ( não a tecla home ) repetidamente. Isso deve eventualmente lhe trazer para sua tela inicial
  4. Vá para Configurações → Contas do Google e adicione uma nova Conta do Google. Faça login com esta nova conta
  5. Depois de aceitar as novas credenciais da conta e faz o login, desligue o telefone e volte para a tela de bloqueio.

Agora, use os novos dados da Conta do Google para contornar a tela de bloqueio (através do botão "Esqueceu").

Samsung Users com o Windows PC

Há uma solução de um clique a ser encontrada em Gsmhosting.com que afirma ser capaz de resolver o problema. De acordo com os muitos agradecimentos, o cartaz recebeu, parece funcionar. Você pode baixar o Windows executável lá, conectar seu telefone ao seu computador e clique em ...

forense

Oh sim. Esses caras que trabalham para tribunais, policiais, serviços secretos, segurança corporativa ... Eles também têm maneiras. Exemplo necessário? VIAFORENSIC viaextract pode até decodificar bloqueios de padrão ! Então não pense que você é inquebrável. Embora: isso só é mencionado aqui para completude - eu não acho que você facilmente tire as mãos nisso :)

mais

Pode haver mais alternativas para isso. Se eu tropeçar sobre eles, espero lembrar de atualizar minha resposta novamente;) ... e aqui vamos nós:

  • Se houver uma conta do Google associada ao seu dispositivo, você poderá Use o Gerenciador de dispositivos do Google para colocar remotamente um bloqueio diferente . Claro que isso precisaria do dispositivo conectado à Internet.
  • Mais métodos baseados em ADB são descrito aqui :
    • use o gerenciador de arquivos integrado de Twrp para excluir todos /data/system6 e /data/system7 arquivos de /data/system8
    • faça o mesmo via /data/system9 (raiz obrigatória)
    • use qualquer recuperação personalizada para piscar um senha desabilita /data0 (link é um download do XDA)

 

There are several ways even in this stage. I'll try to sum up as many of them as I remember/find. Also, I don't keep it restricted to a single device -- but try to cover as many as possible, so it will be helpful to as many readers as possible. As you kept the device-tag from your question, all of them should find it :)

All devices: if your credentials are not accepted, though they are correct

Sometimes this part seems to be buggy, so this page lists a few work-arounds. Amongst others, these include:

  1. try entering null as password. (together with your google username; according to this page it should be the literal term null)
  2. try entering your username without @gmail.com
  3. Combine 1 and 2
  4. Try the normal recover password routine from GMail.com and start over from 1.

All devices: Bypass screenlock using a special app

UPDATE: The app mentioned in this solution is no longer available. Instead, Reset Screen Lock should do the same.

According to TheUnlockr, the problem should be very easy to resolve:

  1. Go to the web version of Google Play.
  2. Login with the Google account associated with your Android device.
  3. Install Screen Lock Bypass (unfortunately a paid app now).
  4. Reboot your device.

Another source mentioning this is UltraTechy.Com, which contains a few more explanations. According to that, the app will circumvent the "too many attempts" block, so you can directly access your device again (to e.g. make a complete backup before resetting it). As soon as this app is uninstalled, the "too many attempts" will be in effect again immediately. Hence, they add a few more steps:

  1. Go to Settings xe2x86x92 Accounts & Sync
  2. Under Manage Accounts, remove all accounts except your Google account. (this should enable your Google username and password)
  3. Go to Settings xe2x86x92 Applications xe2x86x92 Manage Applications. Find Screen Lock Bypass and uninstall the app. (this will trigger the xe2x80x9ctoo many pattern attemptsxe2x80x9d screen immediately)
  4. Use your original Google username and password to finally unlock your phone properly
  5. Enter your new security pattern twice to finish

All devices: Unlock via web

If you still know your pattern (and it only was your little brother who played with your device), and have your Google Account login/password ready, UltraTechy.Com offers another approach:

  1. Using your computer, log into your Google account
  2. Go to this link directly xe2x80x93 https://accounts.google.com/IssuedAuthSubTokens OR click your e-mail on the top right corner, select Account settings, then hit xe2x80x9cVisit the previous version of the Google accounts screenxe2x80x9d towards the bottom, click xe2x80x9cAuthorizing applications & sitesxe2x80x9d under your Personal Settings xe2x86x92 Security.
  3. Under xe2x80x9cConnected Sites, Apps & Servicesxe2x80x9d xe2x80x93 xe2x80x9cRevoke Accessxe2x80x9d of your Google Account with Android. You will see the screen showing xe2x80x9cYou have successfully revoked access to Full Account Accessxe2x80x9d
    [Alternate for step 3 - If you have already signed up for 2-Step Authorization previously and are able to generate a new application-specific password at the bottom, go ahead and generate a new password and use that password to unlock your device]
  4. Enter Gmail login and password on your device. It will now accept your login details and will show a pattern screen. Enter the xe2x80x9ccorrectxe2x80x9d pattern and you can see the home screen.

All devices: Disable Pattern Lock via ADB

According to this source, there's a way to disable the pattern lock via ADB. A few requirements for this, though:

  • Your device probably must be rooted
    (not mentioned there, but the database we need to update is owned by system/system, and nobody else has read or even write access to it. Also removing files from /data/system is unlikely to be permitted without)
  • USB Debugging must be enabled on the device (rooted users: alternatively you can boot into recovery, where USB Debugging is not required -- but you might need to manually mount the /data partition)
  • the Android SDK must be installed on your computer
  • device must be plugged-in and connected via USB
  • you need a command line on the computer

On the command line, enter the following:

> adb -d shell # sqlite3 data/data/com.android.providers.settings/databases/settings.db sqlite> update system set value=0 where name='lock_pattern_autolock'; sqlite> .exit # exit 

(According to a comment from Kay, on Android 2.3.7 the SQL-Statement should read update secure set value=0 where name='lock_pattern_autolock'; -- at least with CM7 on a HTC Desire)

Now disconnect and power off your phone, and turn it back on and the pattern lock should be gone.

According to Geeknizer, there are a few additional useful steps to follow: After the reboot, use your ADB shell again and...

adb shell rm /data/system/gesture.key 

Then reboot again. When device reboots, you will still see a pattern lock screen. But herexe2x80x99s the catch: just try any random pattern and it may unlock then remove the pattern from settings.

Hint: if the Settings app crashes when you try to set a new pattern, remove all .key and locksettings.db* files from /data/system (see "More" below).


Some additional notes from this comment by krlmlr:

  1. Mounting /data will be necessary. This can be done using mount /data via adb -d shell
  2. If the sqlite binary is not available on the device, you can use adb pull to copy the database file to your computer, edit it there (e.g. using SQLiteMan, and finally use adb push to replace it on the device
  3. On his Android 2.x device, the SQL command had to be update secure set value=0 where name='lockscreen.lockedoutpermanently';

All devices: Similar thing without ADB

For those not having USB Debug activated on their device, there might be a work-around using a flashable zip, as described here. This procedure requires the zip file (to be found at the linked page), an editor, busybox and root on the device, plus the device needs to be rooted. Extensive procedure -- too long to be included here. And as it is no help without the zip either, you have to follow the link for this one.

Phones: Use a hole to disable your lock

If it is a phone -- i.e. if you can give it a voice call -- you might be able to use a "security hole", as described here:

Call yourself from another phone, answer, hang-up, directly after hanging up start pressing your buttons like a madman for <30-60 seconds ending with your home button (might take a while to get the timing right). Go into settings and disable pattern-lock.

However, I guess that might leave you without protection afterwards, as you need to verify with the old method before being able to reset it to a new. But still, I didn't try: it might as well be it ignores the "failed attempts" at this place.

Phones: Use a hole to create a new account

For phones there's a bad work-around according to this post:

  1. call the device from another phone (or have a friend calling it)
  2. answer the call, do not hang up
  3. use the back key (not the home key) over and over. This should eventually bring you to your home screen
  4. go to Settings xe2x86x92 Google Accounts and add a new Google account. Sign in with this new account
  5. after it accepts the new account credentials, and logs you in, hang up the phone, and go back to the lock screen.

Now, use the new Google Account's data to bypass the lock screen (via the "forgot" button).

Samsung users with Windows PC

There's a One-Click-Solution to be found at GSMHosting.com which claims to be able to solve the issue. According to the many thanks the poster received, it seems to work. You can download the Windows executable there, connect your phone to your computer, and click...

Forensics

Oh yeah. Those guys who work for courts, police, secret services, corporate security... They've got ways as well. Example needed? ViaForensic's viaExtract can even decode pattern locks! So don't think you're unbreakable. Though: this is only mentioned here for completeness -- I don't think you easily get your hands on that :)

More

There might be more alternatives to that. If I happen to stumble upon them, I hope I remember to update my answer again ;) xe2x80xa6 And here we go:

  • If there's a Google account associated with your device, you can use Google's device manager to remotely put a different lock. Of course this would need the device connected to the Internet.
  • Some more ADB-based methods are described here:
    • use TWRP's integrated file manager to delete all *.key and locksettings.* files from /data/system
    • do the same via adb shell (root required)
    • use any custom recovery to flash a password disable .zip (link is a download from XDA)
 
 
         
         
9
 
vote

Então, a mesma coisa aconteceu comigo hoje - um amigo brincou com meu bloqueio de padrão - muitas tentativas - me pediram para entrar na minha conta do Google e senha, mas não funcionou, embora eu tenha se lembrado corretamente. Eu tentei todas as permutações e combinações e possíveis senhas. Eu li vários blogs para encontrar uma solução (e para evitar uma redefinição de fábrica). O que finalmente funcionou foi muito bizarro - (continue clicando no botão de login sem inserir qualquer coisa, então digite algo aleatório e mantenha clicando. Em seguida, digite seu nome de usuário (sem @gmail) e sua senha. Se você tiver sorte, Um novo padrão e seu telefone será normal. No entanto, isso aconteceu 4-5 depois de ficar trancado e depois que eu tentei de tudo. Então, pressionando botões como um louco é o único tiro !! Também faça o download "Tela Lock Bypass Pro" para a próxima vez

 

So the same thing happened with me today- a friend fiddled with my pattern lock - too many attempts- asked me to enter my google account and password, but it didn't work even though i remembered it correctly. I tried all permutations and combinations and possible passwords. I read multiple blogs to find a solution (and to avoid a factory reset). What finally worked was very bizarre - (keep clicking on the sign in button without entering anything, then enter something random and keep clicking. then enter your username (without @gmail) and your password. If you get lucky, it'll ask for a new pattern and your phone will be normal. However, this happened 4-5 after it got locked and after i tried everything. So presing buttons like a madman is the only shot !! also download "Screen Lock Bypass Pro" for next time

 
 
1
 
vote

Aqui está como eu limpei a senha de bloqueio de tela no meu telefone executando o CyanogenMod 11:

  • inicialize na recuperação do Teamwin (ou de outra ADB-Habled),
  • Conecte o cabo USB no computador e execute:

  /data1   
  • reinicializar
 

Here's how I cleared the screen lock password on my phone running CyanogenMod 11:

  • Boot into TeamWin (or other adb-enabled) recovery,
  • Connect the USB cable on the computer, then perform:

xc2xa0

sudo -i adb -d shell mount /data cd /data/system rm gesture.key rm password.key 
  • reboot
 
 
 
 

Perguntas relacionadas

25  Certificado Instalar sem bloqueio de pino obrigatório  ( Certificate install without mandatory pin lockscreen ) 
Google Support diz : . O tipo de bloqueio que é aceitável pode ser predeterminado pelo seu sistema administrador. Onde posso definir o que é aceitável...

4  Perda de qualidade de imagem quando definido como tela de bloqueio ou papel de parede da tela inicial  ( Loss of image quality when set as lock screen or home screen wallpaper ) 
Este é o meu papel de parede original: Depois de configurá-lo como papel de parede de tela de bloqueio, sua qualidade foi reduzida e é assim que parece: ...

1  Tempo limite de tela longa na tela de bloqueio OREO 8.0.0  ( Long screen timeout on lock screen oreo 8 0 0 ) 
Após a atualização do Oreo 8.0.0 no MI A1, o tempo limite da tela quando a tela de bloqueio aparecer, recebe o mesmo valor do tempo limite do sono. Normalme...

0  É uma boa ideia dar o meu pino de bloqueio de tela para um aplicativo?  ( Is it a good idea to give my screen lock pin to an app ) 
Meu banco on-line criou um aplicativo que pode ser usado para gerar tans ou ser usado como segundo fator de autenticação. Para a configuração, ele pede o pino...

1  Desativando a bandeja de notificação na tela de bloqueio do Android L's (5.0)  ( Disabling the notification tray in android ls 5 0 lock screen ) 
Eu acho que esta é uma questão de segurança bastante grande que veio com o lançamento do Android L. Eu sempre tive uma senha na minha tela de bloqueio por enq...

6  Instalar CA sem ter que ativar o bloqueio de tela  ( Install ca without having to activate screen lock ) 
Eu tenho um Nexus 7 (Android 4.1.1) e quero adicionar uma CA (Autoridade de Certificação) ao meu dispositivo para usá-lo para a conexão SSL ao meu servidor de...

0  Tela preta durante a chamada telefônica e não vai voltar durante a chamada  ( Screen black during phone call and it wont come back during call ) 
Eu tenho um xperia xzs com o Android 8. ultimamente estou tendo problemas ao chamar. Quando eu começo uma chamada, a tela fica preta imediatamente, e não volt...

2  Redefinir minha senha do dispositivo Android usando o Gerenciador de dispositivos Android  ( Reset my android device password using android device manager ) 
Eu sou um usuário do Android Marshmallow. E eu quero ressentir minha senha usando o Gerenciador de dispositivos Android. Eu assinei na minha conta do Google e...

2  Informação meteorológica não aparecendo na tela de bloqueio como antes  ( Weather information not showing up on lock screen like before ) 
Eu tenho um telefone Samsung Galaxy S5, na minha versão anterior do Android (presumivelmente kitkat), configurei para mostrar informações básicas básicas na t...

1  Xiaomi MI A1 Como alterar o código de bloqueio de tela não o código de bloqueio do SIM  ( Xiaomi mi a1 how to change the screen lock code not the sim lock code ) 
O título diz tudo. Parece que não há como alterar o código de bloqueio de tela para este telefone. Eu não estou procurando alterar o bloqueio do SIM. ...

7  Desativar o recurso de tela automática em Moto G Play  ( Disable auto screen on feature in moto g play ) 
tl; dr ao pegar a moto g reproduzir fora da prateleira ou fora do bolso (ou fazendo qualquer outro movimento repentino) Telefone automaticamente vira autom...

3  Alterar a tela ociosa  ( Change idle screen ) 
Existe alguma maneira de alterar a tela "Varredura de vidro" (tela que você vê quando o telefone voltar a desligar a tela)? Eu gosto da tela "Varredura de v...

0  Como remova a tela branca em branco após o desbloqueio  ( How remove blank white screen after unlocking ) 
Eu estou usando o Smartphone Android ASUS Z010D. Recentemente, mostra uma tela branca em branco após o desbloqueio. Eu preciso tocar no botão Voltar para reto...

0  Segurança Android bloquear automaticamente  ( Android security automatically lock ) 
Estou usando um moto x (2nd gen.) com o Android 5.0 e estou tentando utilizar o bloqueio inteligente definindo a opção nas configurações → segurança → bloquea...

13  Como você pula o pino para ir diretamente para a câmera da tela de bloqueio?  ( How do you skip the pin to go directly to the camera from the lock screen ) 
Eu tenho um Samsung Galaxy S3 com Android 4.1.2 (padrão, não enraizado). Eu já tinha um iPhone, e o recurso que mais sinto falta é a capacidade de ir diretame...




© 2021 pergunte.org All Rights Reserved. Casa de perguntas e respostas todos os direitos reservados


Licensed under cc by-sa 3.0 with attribution required.