O que significa "para enraizar um telefone"? -- rooting camp android Relacionado O problema

What does “to root a phone” mean?


148
vote

problema

português

Eu ouvi esta frase ou as variantes (telefone enraizado, enraizando, etc.) em fóruns Android, mas não sei o que isso significa. Você pode explicar em termos simples?

Inglês Original

I heard this phrase or the variants (rooted phone, rooting, etc.) in android forums but I don't know what it means. Can you explain it in simple terms?

  
     
     

Lista de respostas

112
 
vote
vote
Melhor resposta
 

Para 'root' seu telefone significa ganhar direitos administrativos no sistema de arquivos do seu telefone (no Linux, raiz é o nome de usuário do mestre admin). Com acesso à raiz, você pode instalar e desinstalar o que quiser no telefone.

A maioria dos telefones vem com acesso limitado sobre o que você pode e não pode fazer nele. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, porque pode impedir que os usuários quebrem acidentalmente algo que não devem mexer no telefone, especialmente em relação ao sistema operacional. No entanto, muitos fabricantes limitam seus direitos às coisas que não são realmente tão essenciais também críticas, e enraizando o telefone se contam com isso.

Se você tiver alguns aplicativos desnecessários (Bloatware) pré-instalado em seu telefone que você não pode desinstalar, o enraizamento lhe dará essa habilidade. Ele também permitirá que você atualize para versões mais recentes do Android antes do fabricante e / ou do provedor de células do seu telefone fazer as atualizações disponíveis para você. Ser avisado, porém, que o enraizamento pode anular sua garantia.

Para mais informações sobre o que o enraizamento permite que você faça com o seu telefone, confira Esta questão .

 

To 'root' your phone means to gain administrative rights on the file system of your phone (in linux, root is the username of the master admin). With root access, you can install and uninstall anything you want on the phone.

Most phones come with limited access regarding what you can and can't do on it. This isn't necessarily a bad thing, because it can keep users from accidentally breaking something they shouldn't mess with on the phone, especially in regards to the operating system. However, many manufacturers limit your rights to things that aren't really so mission critical, too, and rooting the phone gets around this.

If you have a few unnecessary applications (bloatware) pre-installed on your phone that you cannot uninstall, rooting will give you this ability. It will also allow you to upgrade to newer versions of Android before your phone's manufacturer and/or cell provider make the updates available to you. Be warned, though, that rooting may void your warranty.

For more info on what rooting enables you to do with your phone, check out this question.

 
 
   
   
46
 
vote

Quando você "root" seu telefone você está desbloqueando os privilégios administrativos do telefone que, por padrão, são bloqueados pelo fabricante. É semelhante ao "jailbreak" no mundo do iPhone.

O enraizamento do seu dispositivo permite que você faça coisas como overclock ou subclock sua CPU, exclua os aplicativos pré-carregados que o seu telefone não excluirá como o Amazon MP3 ou o CORP CALENDAR, instalar determinados aplicativos que exigem acesso root, Carregar roms personalizados ...

.

Os fabricantes não querem que você tenha acesso a essas opções por várias razões, incluindo, mas não limitadas a:

  • eles querem controlar e garantir uma experiência de usuário específica
  • Certas operadoras exigem que certas funções estejam bloqueadas porque querem que você pague por eles ou porque eles são incompatíveis com sua rede
  • Se você não sabe o que você está fazendo, você pode "tijolo" (tornar inútil) seu telefone ou pelo menos causar problemas suficientes onde você vai chamar o suporte técnico exigindo saber por que seu telefone não funciona. < / li >.
 

When you "root" your phone you are unlocking the administrative privileges of the phone which by default are locked by the manufacturer. It's similar to "Jailbreaking" in the iphone world.

Rooting your device allows you to do things like overclock or underclock your CPU, delete those preloaded apps that your phone wont delete like Amazon MP3 or Corp Calendar, install certain apps that require root access, load custom ROMs...

The manufacturers don't want you to have access to these options for a number of reasons including but not limited to:

  • They want to control and ensure a specific user experience
  • Certain carriers require that certain functions are locked out because they want you to pay for them or because they are incompatible with their network
  • If you don't know what you are doing you can "brick" (render useless) your phone or at least cause enough problems where you'll be calling tech support demanding to know why your phone doesn't work.
 
 
   
   
22
 
vote

Em suma, significa obter acesso ao administrador ao telefone. Para fazer coisas que um usuário normal (não administrador) do telefone não pode fazer.

 

In short, it means to get administrator access to the phone. To do things that a normal (non-administrator) user of the phone cannot do.

 
 
22
 
vote

Para obter acesso de raiz (administrador) a um telefone.

'raiz' é o usuário com UID 0, que é o equivalente a uma conta completa de 'Administração do Sistema'.

Isso significa que você tem permissão para fazer qualquer coisa. Qualquer coisa inclui abertura de portas protegidas (por exemplo, para o WiFi-tethering), atualizar e atualizar o sistema operacional e todo o software, substitua o sistema operacional com seu próprio software, acesso total a todos os arquivos na máquina e a capacidade de excluir qualquer arquivo, incluindo todo o sistema operacional.

 

To gain root (administrator) access to a phone.

'root' is the user with UID 0, which is the equivalent of a full 'System Administration Account'.

It means you have the permission to do anything. Anything includes opening protected ports (for example for WiFi-tethering), update and upgrade the OS and all software, replace the operating system with your own software, full access to every file on the machine, and the ability to delete any file, including the entire operating system.

 
 
 
 
15
 
vote

Este é um pouco de uma alteração a tudo. Essencialmente o enraizamento é jailbreaking. Você é um usuário, você não tem acesso administrador ao seu próprio telefone. O enraizamento é o processo de obter acesso ao usuário "raiz". Depois de ter root, há algumas coisas divertidas que você pode fazer.

  • Remova os aplicativos "System" como os aplicativos NASCA ou NFL da Sprint.
  • use ferramentas como tethering aberto para fazer wifi tethering (gratuitamente)
  • underclock ou overclock seu processador (subclocking com setcpu ajuda a manter o uso da bateria enquanto realmente está afetando o desempenho quando seu telefone estiver em unde / etc.)
  • Instale uma ferramenta de recuperação personalizada.
    • backup nandroid - um despejo completo da memória interna do seu Android para o cartão SD que permite fazer um backup muito limpo e literalmente rolar seu android de volta para esse ponto quando necessário. Também permite trocar sistemas operacionais em minutos, com 2 backups, 1 de cada.

Rorating recentemente está ficando mais eficiente e com um enraizamento de 1 clique chegando, deve ser uma brisa para a maioria das pessoas, basta configurar e deixá-lo funcionar por meio de uma hora.

O único risco é empacotando seu telefone (aparafusando algum software crítico, tornando-o impossível de iniciar ou instalar uma correção).

 

This is a bit of an amendment to everything. Essencially Rooting is Jailbreaking. You are a user, you don't have administrator access to your own phone. Rooting is the process of getting access to the "root" user. Once you have root, there are some fun things you can do.

  • Remove "system" apps like Sprint's Nascar or NFL apps.
  • Use tools like Open Tethering to do wifi tethering (for free)
  • Underclock or Overclock your processor (underclocking with SetCPU helps keep battery usage up while not really affecting performance when your phone is in idle/etc.)
  • Install a custom recovery tool.
    • Nandroid Backup -- A complete dump of your android's internal memory to the SD card which allows you to do a very clean backup and literally roll your android back to that point when needed. Also allows you to swap operating systems in minutes by having 2 backups, 1 of each.

Recently rooting is getting more efficient and with 1-click rooting coming up, it should be a breeze for most people, just set up and let it run for a half an hr.

The only risk is bricking your phone (screwing up some critical software thus making it impossible to start it up or install a fix).

 
 
15
 
vote

Outras respostas já estão corretas, mas apenas para um pouco de referência de nerd. Em todos os sistemas baseados em UNIX, há um usuário "raiz" que tem acesso a qualquer e todas as funções disponíveis pelo sistema operacional. Este é um privilégio muito poderoso (e perigoso) porque uma vez que você é root, você pode fazer qualquer coisa, e muito do que você pode fazer pode destruir completamente o sistema.

É por isso que quando você administra um servidor, você geralmente não faz isso como root para que você possa aproveitar o sistema operacional dizendo "Umm ... você não quer fazer isso!" Quando você acidentalmente pede para limpar o disco rígido inteiro às 3h.

 

Other answers are already correct, but just for a bit of nerd reference. In all Unix-based systems, there is a "root" user who has access to any and all functions available by the operating system. This is a very powerful (and dangerous) privilege because once you are root, you can do anything, and much of what you can do can completely destroy the system.

This is why when you administer a server, you usually don't do it as root so that you can take advantage of the operating system saying "umm... you don't want to do THAT!" when you accidentally ask it to wipe clean the entire hard drive at 3am.

 
 
7
 
vote

Esta questão é uma das mais visualizadas neste site, mas todas as respostas dizem o mesmo: "Obtendo direitos de administrador, vamos fazer coisas como xyz e ABC". Este último não é realmente parte de uma resposta relevante, e de fato já existe uma pergunta aqui: O que um telefone enraizado pode fazer? .

Certifique-se de enraizar Obtendo direitos de administrador, mas vamos adicionar alguns mais detalhes: Como os direitos de administrador são implementado no Android. O que acontece, em um nível técnico, quando você rota um telefone? Um novo programa / applet se torna disponível: su . Ele fica no / System / Xbin / Pasta e permite que os usuários alterem para um ID de usuário diferente - inicializando raiz (AKA admin).

Lembre-se que em aplicativos Android normalmente é executado sob seu próprio ID de usuário. Então, se 1) su existe e 2) um aplicativo usa para mudar para root, então o aplicativo pode fazer qualquer coisa que o usuário root possa fazer!

Nem todos os métodos de enraizamento produzem a mesma mudança. Por exemplo, muitos métodos confiam em um aplicativo adicional chamado Superuser.apk que tem uma versão personalizada do SU Binary. Isso permite que o aplicativo atue como um gerente de controle de permissão sempre que o SU é chamado por um aplicativo.

Além de su e superusuário (ou supersu), muitas vezes o busybox é instalado como parte do script de root. Estes três arquivos (tecnicamente busybox é um conjunto de arquivos) são as adições mais comuns quando falamos sobre o enraizamento de um telefone.


Não é trivial apenas copiar um su para a pasta, pois a partição / sistema é montada somente leitura e você precisa de direitos de raiz (re) montá-lo como gravável (e você d precisa de permissões de gravação se fosse).

Uma maneira 'indireta' de fazer isso é usar uma recuperação com funcionalidade estendida, ela pode montar / sistema como arquivos graváveis ​​e copiar para ele. Na maioria dos casos, isso significa piscar uma recuperação personalizada, já que muitas recuperações de estoque são limitadas a patching apenas arquivos específicos (OEM).

Uma maneira mais 'direta' seria flash diretamente uma partição nova / sistema (com arquivos raiz) usando alguma ferramenta piscando. Essas ferramentas incluem:

  • Odin (apenas PC - Samsung)
  • fastboot (PC - Android genérico)
  • flashify (app - genérico Android)

É relativamente fácil copiar a partição / sistema do seu telefone - ou um arquivo de imagem da Web e flash a partição modificada de raiz de volta. Por fim, você pode ser capaz de obter uma concha de raiz usando ADB, se a ROM foi compilada para permitir (não comum em ROMs de estoque). Usando o shell raiz é trivial para remontar partições e copiar arquivos em qualquer lugar que você quiser - se você conhece os comandos do Linux.

Estes métodos simples funcionam para telefones desbloqueados / fáceis de desbloquear. Quando um bootloader é bloqueado, o processo de enraizamento pode se tornar um processo convolutivo que pode diferir entre dispositivos, consulte informações mais específicas de root aqui . Isso ocorre porque quaisquer modificações personalizadas em partições importantes quebrarão a 'assinatura' do OEM e farão com que o bootloader recuse o carregamento (BootLoop). Ou, em alguns casos, o bootloader apenas desfazerá alterações.

 

This question is one of the most viewed on this site, yet all answers say the same: "getting admin rights, let's you do stuff like xyz and abc". The latter is not really part of a relevant answer, and indeed there is already a question here: what can a rooted phone do?.

Sure rooting equals getting admin rights, but let's add some more details: how admin rights are implemented in Android. Whats happens, on a technical level, when you root a phone? A new program/applet becomes available: su. It sits in the /system/xbin/ folder and allows users to switch to a different user ID --including root (aka admin).

Remember that in android applications normally run under their own user ID. So if 1) su exists and 2) an app uses it to change to root, then the app can do anything the root user could do!

Not all rooting methods produce the same change. For example many methods rely on an additional app called superuser.apk that has a custom version of the su binary. This lets the app act as a permission control manager whenever su is invoked by an app.

In addition to su and superuser (or SuperSu), often busybox gets installed as part of the rooting script. These three files (technically busybox is a set of files) are the most common additions when we talk about rooting a phone.


It is not trivial to just copy a su to the folder yourself, as the /system partition is mounted read only and you need root rights to (re)mount it as writable (and you'd need write permissions if it was).

One 'indirect' way of doing this is using a recovery with extended functionality, it can mount /system as writable and copy files to it. In most cases this means flashing a custom recovery, as many stock recoveries are limited to patching only specific (OEM) files.

A more 'direct' way would be to directly flash a new /system partition (with root files) using some flashing tool. Such tools include:

  • odin(PC--Samsung only)
  • fastboot(PC--Generic Android)
  • flashify(app--Generic Android)

It is relatively easy to copy the /system partition from your phone--or an image file from the web, and flash the root-modified partition back. Lastly you may be able to get a root shell using ADB, if the ROM was compiled to allow it (not common in stock ROMs). Using the root shell it is trivial to remount partitions and copy files anywhere you want--if you know linux commands.

These simple methods work for phones that are unlocked/easy to unlock. When a bootloader is locked the process of rooting can become a convoluted process that may differ between devices, see more specific rooting info here. This is because any custom modifications to important partitions will break the OEM 'signature' and cause the bootloader to refuse loading (bootloop). Or, in some cases the bootloader will just undo any changes.