Devido ao foco de segurança do Android em separar todos os aplicativos dos dados uns dos outros, para evitar que os aplicativos maliciosos roubem ou alterem dados em aplicativos que você confia, eles não podem permitir que um aplicativo tome capturas de tela de outros aplicativos.
Pense em quantos de seus aplicativos são capazes de fazer coisas como OCR para traduzir fotos em texto, eu posso pensar em pelo menos quatro aplicativos no meu telefone que pode fazer isso, o principal exemplo é o Google Goggles OCRING Book Títulos, e também OCRING e traduzindo blocos de texto em línguas estrangeiras. Agora pense em quantos de seus aplicativos colocam texto na tela que você não desejaria um aplicativo não confiável para ver, eu tenho um aplicativo de banco de dados de senha no meu telefone com um banco de dados criptografado de minhas senhas para vários sistemas, um aplicativo de tela maliciosa poderia esperar Até que o aplicativo da senha esteja funcionando, tire uma foto da tela com os detalhes de login nele, então ocorrem e envie-os. Também pode fazer o mesmo para tudo na sua lista de contatos, mesmo se você não der a permissão do aplicativo para o banco de dados de contatos, ou seu histórico do navegador ou logs de bate-papo e assim por diante. Esta é apenas uma maneira de poder abusar de acesso à sua tela.
É por isso que para captura de tela ser universal é necessário estar no sistema operacional (que você já confia com todos os seus dados). É por isso que os telefones que têm a função de tiro de tela embutidos, ele foi adicionado como parte do sistema, não como um aplicativo separado.
Se você fizer seu telefone e permitir que um aplicativo tome capturas de tela, então você está efetivamente dizendo que implicitamente confiar nesse aplicativo para poder fazer tudo o que o sistema pode fazer, incluindo o acesso e interferindo com outros aplicativos e seus dados, E que você confia totalmente nisso para não abusar desse acesso. Isso não é algo que Android jamais permitir qualquer coisa, exceto o sistema / OS para fazer.